sábado, 20 de julho de 2013

O anjo do Senhor

De que maneira DEUS se mostra visível ao seu povo? DEUS é o Altíssimo, é inacessível ao Homem. Perceba que nesta passagem fica claro que o próprio DEUS, mas como Anjo do Senhor, se mostra aos pais de Sansão. Aquilo era o que eles poderiam chegar mais perto de DEUS, tanto que estavam certos de que viram a DEUS. 


3. E o anjo do SENHOR apareceu a esta mulher, e disse-lhe: Eis que agora és estéril, e nunca tens concebido; porém conceberás, e terás um filho.

9. E Deus ouviu a voz de Manoá; e o anjo de Deus veio outra vez à mulher, e ela estava no campo, porém não estava com ela seu marido Manoá.

11. Então Manoá levantou-se, e seguiu a sua mulher, e foi àquele homem, e disse-lhe: És tu aquele homem que falou a esta mulher? E disse: Eu sou.

16. Porém o anjo do SENHOR disse a Manoá: Ainda que me detenhas, não comerei de teu pão; e se fizeres holocausto o oferecerás ao SENHOR. Porque não sabia Manoá que era o anjo do SENHOR.

17. E disse Manoá ao anjo do SENHOR: Qual é o teu nome, para que, quando se cumprir a tua palavra, te honremos?

18. E o anjo do SENHOR lhe disse: Por que perguntas assim pelo meu nome, visto que é maravilhoso?

21. E nunca mais apareceu o anjo do SENHOR a Manoá, nem a sua mulher; então compreendeu Manoá que era o anjo do SENHOR.
22. E disse Manoá à sua mulher: Certamente morreremos, porquanto temos visto a Deus. 

Hoje cremos que Ele enviou a nós o CRISTO, que não mais se apresenta na forma de Anjo-Deus, mas na forma de Homem-Deus. Nem por isso deixa de ser a porção divina revelada aos homens.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Isaías 9:6
Outra evidência de que DEUS se apresenta como anjo está em Zacarias.
E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.

Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:1-2
DEUS falando dele mesmo na terceira pessoa? Sim, pois o anjo do Senhor compreende ao Senhor.

A relação entre Miguel e Jesus

Muitos associam a ideia pela qual afirma que Miguel faz referência a JESUS somente aos Testemunhas de Jeová. Acontece que os que fazem tal associam são aqueles que ficam presos a trindade. Eu vejo a trindade - tal como formulada pela ICAR - como uma limitação da magnitude de DEUS. Muito embora eu veja a teoria do segundo grupo - a qual afirma que JESUS é um mero anjo - como uma limitação da grandeza de Cristo dada pelo Pai.
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.

E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:1-2
Pessoa única do texto: Miguel.
Miguel = Grande Príncipe.
Miguel = Protetor do povo e dos filhos do povo. (Seu povo não é o povo de Daniel, mas o povo de Miguel)
Ele se levanta em tempo de angústia e livra seu povo e todos os que achar escrito no livro.

Nesse ponto, já podemos relacionar Miguel ao Cordeiro:
... esses cujos nomes não estão escritos no livro do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.  Apocalipse 13:8
A ressurreição é obra de Cristo, logo se Miguel continua existindo, haveria um problema de lógica. 
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:54
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos. Romanos 14:9 
Veja que no texto, se Miguel é o que se levanta a favor dos filhos de seu povo (povo de Miguel) e ele não é o mesmo que livra os que acha escrito no livro, ressuscitando-os para vida eterna, então precisaríamos de um outro nome na continuação do texto, o que não ocorre por todo o capítulo que fala exclusivamente da maneira com que Jesus iria vir para consagrar o Santíssimo.

Miguel no Adventismo
Moisés passou pela morte, mas Cristo desceu e lhe vida antes que seu corpo visse a corrupção. Satanás procurou reter o corpo, pretendendo-o como seu; mas Miguel ressuscitou Moisés e levou-o ao Céu. Ellen G. White, Primeiros Escritos, p. 164, 3ª edição, 1988
Outros que defendem a ideia de que Miguel é Cristo são os adventistas. Mas há uma refutação por parte dos demais grupos cristãos, tendo em vista que é Jesus que ressuscitará os mortos por ocasião da sua vinda, o que ainda não se deu (1 Ts 4.16,17; 1 Co 15.5l-54).

De fato, Miguel não ressuscitou a Moisés, mas Cristo sim. Moisés continua morto como sempre esteve (para nós) desde o dia que o próprio Deus o sepultou (neste mundo perene).
O que aconteceu na transfiguração foi um flash atemporal de um Cristo humano para um Cristo divino.
Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte,

E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz.

E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele. Mateus 17:1-3
Assim também Moisés, cujo corpo não foi encontrado por Satanás apareceu com Cristo. O céu e seus habitantes, como Abraão, Isaque e Jacó os contém como vivos em corpo ressurreto ressuscitados em Cristo.
Todos foram ressuscitados no dia da ressurreição de Cristo. Nós estamos lá igualmente. Quando Cristo ressuscitou, ressuscitamos todos com ele para a vida eterna. Já aconteceu. Mas ainda vai acontecer. É desta forma. 
Assim, enquanto temporalmente é impossível Moisés e Elias estar com Cristo no monte, atemporalmente o é.





Referências: Bispo Dozane, solascriptura-tt.org, gotquestions.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário