domingo, 5 de maio de 2013

O falso avivamento e a operação do erro

Normalmente se usa a expressão "O Diabo é o maior imitador que existe" para responder a certos questionamentos que surgem tendo em vista as semelhanças de atos do meio cristão com o meio não cristão. É usada, por exemplo, ao se questionar as semelhanças de alguns cultos pentecostais com seitas como o candomblé. Na verdade, a maioria das tidas "imitações" é fruto da operação do erro, pois os filhos da perdição já não conseguem diferenciar aquilo que provém de DEUS e da sua palavra com aquilo que é segundo a eficácia de Satanás.

A operação do erro não é nada além da falta de sabedoria, que é concedida com o Espirito Santo através da palavra de DEUS. Se pegarmos o exemplo dos judeus, vemos que a falta de discernimento das escrituras deixadas pelos profetas os fizeram negar Cristo como Messias.

Eles estavam esperando algo que não aconteceu, mas hoje o caso é diferente, pois as pessoas verão acontecer aquilo que esperam.


E por isso Deus lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniquidade. 2 Tessalonicenses 2:11-12



O Falso Avivamento

Deus pode revelar a Sua presença de maneiras inesperadas. Ocorrências surpreendentes podem acompanhar Sua obra profunda na alma. Pode haver uma tal sensação da presença e do poder divino que alguns indivíduos tremem. Outros podem chorar diante de Deus; alguns caem ao chão por se sentirem fisicamente enfraquecidos. Outros podem sentir-se quase irresistivelmente atraídos a comparecer aos cultos de reavivamento ou a reunirem-se antes de algum culto ser anunciado.
O trecho acima do livro "O Fogo de Reavivamento" de Wesley Duewel, mostra bem como  a maioria dos evangélicos de hoje veem o termo avivamento. Para estes, avivamento está no âmbito das emoções humanas.

John White, no seu livro "Quando o Espírito Vem com Poder" escreveu:
...O que temos chamado de avivamento pelos últimos trezentos anos representa um trabalho incomum do Espírito Santo.
E dá ainda algumas características:
O poder de Deus é manifestado em vidas humanas de forma que as leis da psicologia e da sociologia não conseguem explicar adequadamente. Alguns homens e mulheres exibem comportamentos físicos e emocionais fora do comum, que criam controvérsia. Alguns crentes avivados comportam-se de maneira impulsiva e imatura, e outros caem em pecado. Dessa forma o avivamento parece ser uma estranha mistura de influências de Deus com as que não vêm de Deus, e de exibições do poder de Deus e da fraqueza humana.
Além da loucura das primeiras características, a última parece ser a mais absurda de todas! Esta instabilidade ligada ao Espirito Santo não tem suporte bíblico, mas tem um apoio de muitas seitas gnósticas, longe da verdade bíblica. Como aqui o objetivo é mostrar que o "cristianismo" hoje corre aos braços do cristo cósmico, veremos uma passagem do Livro "Os Quatro Vales", em que Baha'u'lláh escreveu:
Nesse plano, o peregrino depara com agitações mil e inquietudes incalculáveis. Num momento é ele elevado ao céu, no seguinte, atirado às profundezas.
Este "plano" é a manifestação espiritual da besta do abismo, o fogo do cristo cósmico que o coração da igreja perdida sentirá como avivamento de DEUS ao povos da terra. Mais precisamente apoiado (erroneamente) nesta passagem de Isaías 64 versículos 2 e 3:
Como o fogo abrasador de fundição, fogo que faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, e assim as nações tremessem da tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que nunca esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face.
A graça de DEUS hoje não basta a muitas igrejas. Um dia em cima de um monte, o "apóstolo" Valdemiro Santiago ao falar sobre a incredulidade de alguns cristãos frente às suas "obras prodigiosas", questionou-se sobre o que aconteceria com Elias se hoje estivesse vivo e fizesse fogo cair do céu.

Esse é bem o pensamento típico de alguém que ainda não entendeu a graça divina. Esperam sempre que fogo caia do céu, precisam sempre estar vendo alguma coisa acontecer, sentir alguma sensação para terem a certeza de que estão em Cristo.
Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste? Bem-aventurados os que não viram e creram. João 20:29
Como ápice da operação do erro temos o falso arrebatamento, que é acompanho com os sinais que tanto os desgraçados (no sentido de sem a graça de DEUS) desejam.
E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. Apocalipse 13:13

8 comentários:

  1. COM CERTEZA VOCÊ DONO DESTE COMENTÁRIO PROCEDE DE UMA DENOMINAÇÃO HISTÓRICO(CRENTE DE IGREJA TRADICIONAL/HISTÓRICA)
    PRA SER MAIS PRECISO: DEVE SER ESTE TIPO INTELECTUAL, DOUTORES DA LEI QUE JESUS MENCIONA NO NT.
    TIPO ESTE QUE IGNORAM QUE O QUÊ SUSTENTA A IGREJA DE CRISTO E SEU REINADO É A PALAVRA ESPIRITUAL REVELADA NAS ESCRITURAS E NÃO A LETRA. PESSOAS QUE NÃO CRÊEM, E PARA DE JUSTIFICAR O SEU CETICISMO, SE GLORIAM NA LETRA.
    EM PARTE VOCÊ TEM RAZÃO, REALMENTE EXISTE HISTERISMO NO MEIO DESTE MOVIMENTOS. MAS VOCÊ NÃO TEM O DIREITO DE DIFAMAR AQUILO EM QUE NÃO CONHECE E ENTENDE. VOCÊ CORRE O SÉRIO PERIGO DE BLASFEMAR DE UMA AÇÃO DO ESPÍRITO SANTO. E-MAIL: UMBERSON@HOTMAIL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha resposta está em: http://blogestaporvir.blogspot.com.br/2014/05/do-entusiasmo-no-avivamento.html

      Excluir
  2. ACEDER UM FOGO É MUITO DIFÍCIO, EM QUANTO ESTE FOGO ESTIVER TÍMIDO É FÁCIL APAGAR, SE ELE TOMAR UMA PROPORÇÃO GIGANTESCA DIABO NENHUM PODE APAGAR.
    E UMA PROFERIA SOBRE JESUS DISSE QUE ELE NÃO APAGARIA O PAVIO QUE FUMEGA.
    AVIVAMENTO É ENTUSIAMOS PELA PRESENTA DAQUELE QUE VIVE, E UM ENTUSIAMOS TAL QUE NÃO CONSEGUIMOS NOS CONTER E ENTÃO TEMOS REAÇÕES CONTROVERSAS

    ResponderExcluir
  3. QUEM DEFENDE O ATUAL SISTEMA RELIGIOSO ... COM TODO TIPO DE ENGANO QUE O MESMO OFERECE ... E´ PORQUE DELE ...RETIRA ALGUM PROVEITO PARA SI.
    http://blogestaporvir.blogspot.com.br/2014/05/do-entusiasmo-no-avivamento.html
    Se prestarmos atenção no texto que se inicia, reações físicas como resposta à pregação da palavra podem ser entendidas como reações de um avivamento, porém no âmbito individual, ou seja, o momento em que o indivíduo humano encontra o sagrado, em que o espírito humano entra em comunhão com algo que é absoluto e incondicional, excedendo-se sob a sensação do divino. É assim que deve se dar o avivamento no mundo cristão, no individual, para que o coletivo seja apenas a soma das individualidades, como era a concepção de Cristo.

    A minha crítica ao chamado "avivamento" que a maioria das igrejas pregam é em relação a duas características que esse possui: o coletivismo e o extraordinário. O que se tem visto são performances de manipulação de massas e hipnose com o intuito de fazer a platéia passar por um êxtase e, como em um parque de diversões, fazê-las voltar ao final da fila para repetir o brinquedo.

    ResponderExcluir
  4. Devemos, de fato, sermos críticos segundo as Escrituras. Porém, em toda ela, é possível perceber que, falhas existiram e incompreensões no meio do povo de Deus, mesmo sendo o operar do próprio Deus. Pela visão de alguns que aqui escrevem, parecem estes possuírem uma conduta virtuosíssima, capaz de nunca errar. Davi fora escolhido a dedo por Deus, mas cometeu erros que culminou no fracasso de sua família e, até mesmo, na morte de alguns inocentes. No período apostólico, em especial com Paulo na igreja em Corinto, percebemos as incongruências no comportamento de muitos crentes daquela igreja com a vontade do próprio Senhor. Mas, isto significa dizer que a atmosfera espiritual ali era carnal ou diabólica? Quem ousaria dizer esta loucura? Potencializar as imperfeições e alguns excessos nas igrejas pentecostais, com o intuito de depreciar o movimento poderoso de Deus nestes espaços é, sem dúvida, prova da incompreensão da bíblia e do que ela pretende. As igrejas históricas nunca compreenderam o fenômeno do batismo com Espirito Santo (evidenciado pela glossolalia, porque são incrédulas sobre o dom de Deus. Não sei como podem de verdade acreditar na salvação que é algo muito maior. Mas, as incongruências em Corinto não invalidavam o poder e a graça de Deus naquele lugar. Apenas, estimulou o apóstolo a ensinar os irmãos a usarem os dons com sabedoria e discernimento. Se for para potencializar as imperfeições e condutas pecaminosas no seio da igreja, as denominações históricas são as mais lenientes com o pecado, inclusive, algumas até já têm se manifestado a favor de aberrações como homossexualidade (http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/noticia/177706_igreja-batista-passa-a-aceitar-casamento-de-homossexuais; https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/igreja-presbiteriana-dos-eua-reconhece-formalmente-casamento-gay-15627581; https://noticias.gospelprime.com.br/igreja-metodista-divisao-casamento-gay/). Portanto, resta assim dizer, que erros e exageros comportamentais, principalmente nos cultos não significam dizer que a experiência vivida não seja divina, mas que elas precisam ser aperfeiçoadas, a fim de melhorar nossa comunhão com o Senhor. Jesus ainda batiza com o Espírito Santo. Está na bíblia. Dizer que os dons operados em Corinto cessaram está na incredulidade de quem não quer enxergar a verdade. Deus seja convosco!

    ResponderExcluir
  5. Devemos, de fato, sermos críticos segundo as Escrituras. Porém, em toda ela, é possível perceber que, falhas existiram e incompreensões no meio do povo de Deus, mesmo sendo o operar do próprio Deus. Pela visão de alguns que aqui escrevem, parecem estes possuírem uma conduta virtuosíssima, capaz de nunca errar. Davi fora escolhido a dedo por Deus, mas cometeu erros que culminou no fracasso de sua família e, até mesmo, na morte de alguns inocentes. No período apostólico, em especial com Paulo na igreja em Corinto, percebemos as incongruências no comportamento de muitos crentes daquela igreja com a vontade do próprio Senhor. Mas, isto significa dizer que a atmosfera espiritual ali era carnal ou diabólica? Quem ousaria dizer esta loucura? Potencializar as imperfeições e alguns excessos nas igrejas pentecostais, com o intuito de depreciar o movimento poderoso de Deus nestes espaços é, sem dúvida, prova da incompreensão da bíblia e do que ela pretende. As igrejas históricas nunca compreenderam o fenômeno do batismo com Espirito Santo (evidenciado pela glossolalia, porque são incrédulas sobre o dom de Deus. Não sei como podem de verdade acreditar na salvação que é algo muito maior. Mas, as incongruências em Corinto não invalidavam o poder e a graça de Deus naquele lugar. Apenas, estimulou o apóstolo a ensinar os irmãos a usarem os dons com sabedoria e discernimento. Se for para potencializar as imperfeições e condutas pecaminosas no seio da igreja, as denominações históricas são as mais lenientes com o pecado, inclusive, algumas até já têm se manifestado a favor de aberrações como homossexualidade (http://www.jornaldaparaiba.com.br/vida_urbana/noticia/177706_igreja-batista-passa-a-aceitar-casamento-de-homossexuais; https://oglobo.globo.com/sociedade/religiao/igreja-presbiteriana-dos-eua-reconhece-formalmente-casamento-gay-15627581; https://noticias.gospelprime.com.br/igreja-metodista-divisao-casamento-gay/). Portanto, resta assim dizer, que erros e exageros comportamentais, principalmente nos cultos não significam dizer que a experiência vivida não seja divina, mas que elas precisam ser aperfeiçoadas, a fim de melhorar nossa comunhão com o Senhor. Jesus ainda batiza com o Espírito Santo. Está na bíblia. Dizer que os dons operados em Corinto cessaram está na incredulidade de quem não quer enxergar a verdade. Deus seja convosco!

    ResponderExcluir
  6. Fazer hoje da forma que Cristo ensinou... tô procurando.
    Tem defeitos,erros em todos os segmentos. Não é a toa que Jesus afirmou que quando retornasse será que iria encontrar a fé que AMA?
    É muita onda e muita gente discutindo a Bíblia. A Palavra de Deus é para ser vivida.

    ResponderExcluir
  7. O que Deus mais detesta e falsidade,fingimento,engano e é o que mais têm. Infelizmente...

    ResponderExcluir