sexta-feira, 12 de julho de 2013

Islamismo + Reforma = (...)

Daniel Pipes é um jornalista e historiador norte-americano, considerado um dos principais analistas internacionais em temas relacionados ao islamismo e Oriente Médio. Entre os seus mais recentes comentários ele apresenta uma idéia (ou ideia) pela qual afirma que a cultura islâmica acabará por ser capaz de se adaptar aos padrões ocidentais e que uma versão reformada, reinterpretada do Islã irá surgir a partir dos contatos com influências democráticas ocidentais. (Veja aqui)

Segundo Pipes, o extremismo característico do Islamismo está presente em apenas alguns pequenos grupos, mas que no geral o muçulmano é moderado. Para ele essas ondas de protestos como a Primavera Árabe ou a recente intervenção militar no Egito, são sinais de que os povos islâmicos querem uma mudança. Assim, ele propõe a tese de que o Islã possa passar a adaptar-se com a modernidade, tal como o Judaísmo e o Cristianismo.

Conter as palavras "Islamismo" e "reforma" em uma mesma frase, só pode nos remeter a uma coisa: a Fé Baha'i. Isso não é perseguição do blogue, é fato. A Fé Baha'i é um cisma do Islamismo. Então é impossível pensar em uma reforma islâmica sem se lembrar da origem do bahaísmo.

É impossível que o Islã marche rumo ao Oeste por si só. Eric Hammond, que compilou as palestras que Abdu'l-bahá fez em Londres no ano de 1911, escreve o seguinte: "Quem irá unir o Oriente ao Ocidente? Quem irá fazer um só desses díspares?" e continua: "Jamais o Oriente aderirá a Ocidente, até que os deuses compartilhem da mesma morada".

O que Eric Hammond disse é muito certo, apesar de sinistro. Ele praticamente escreveu o que podemos ver neste versículo:
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. Apocalipse 17:8
A besta que emerge do abismo é a morada dos deuses. Sabemos que esta besta sobe com sete cabeças. Essas sete cabeças são sete montes, são muitos deuses. "Adaptar-se com a modernidade", que Daniel Pipes sugeriu, é o Islamismo se voltar para a diversidade de Baha'u'llah.

Até que possa-se dizer que "a besta emergiu do abismo", o maior movimento de um Islã ocidentalizado pode ser visto através da figura papal. Na última terça feira (09) o Papa Francisco fez a sua primeira visita papal, na Ilha italiana de Lampedusa, que é um ponto de trânsito para imigrantes que vêm dos países ao norte da África. Durante a viagem o Papa Francisco saudou os imigrantes muçulmanos:
"Para os queridos, os imigrantes muçulmanos que hoje, esta noite, começam o jejum do Ramadã, com votos de frutos espirituais abundantes. A Igreja está perto de vocês na busca de uma vida mais digna para si e suas famílias."
Ramadãé o nono mês do calendário islâmico (Perceba a sincronia com o número 9). É o mês durante o qual os muçulmanos praticam o seu jejum ritual. Este é o mês sagrado muçulmano que celebra a "revelação" do Alcorão ao profeta Maomé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário