quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Monumento à Paz em Goiânia

Goiânia é uma das cidades mais arborizadas do mundo. No Brasil, liderou por algum tempo o ranking de árvores por habitante, embora recentemente, se não me engano, Campo Grande tenha a superado. Os pontos altos da cidade se resumem a parques e shoppings, embora as pessoas ainda prefiram lotar este último, os parques em média possuem uma boa movimentação (até porque você não tem muita escolha). Fazia algum tempo que não ia a um dos parques mais antigos da capital, o Bosque dos Buritis, a última vez eu ainda não conhecia nada sobre a Ordem Mundial de Baha'u'llah. Mas chegando lá dessa vez finalmente resolvi ler o que estava escrito no monumento próxima à entrada, com algumas letras faltando estava escrito algo em torno de "a terra é um só país, e os seres humanos seus aõs. B  au l  ".
O Monumento à Paz Mundial é uma obra de autoria do artista plástico Siron Franco localizada no interior do Bosque dos Buritis, no Setor Oeste, em Goiânia, capital do estado brasileiro de Goiás. O monumento lembra o primeiro ano de aniversário do acidente com o césio-137 em Goiânia, o pior acidente radiológico do mundo. Concluído em 1988, a obra foi construída sob encomenda da Comunidade Internacional Bahá'í, uma organização não-governamental ligada à Fé Bahá'í. (ver aqui)
Qualquer religião, organização ou coisa semelhante tem o direito levantar um monumento, não há problema nenhum nisso, mas aqui vão algumas considerações a respeito deste monumento em específico:
1/ não foi a comunidade baha'i propriamente dita que solicitou a sua construção e sim "uma organização não-governamental ligada à Fé Baha'i", isso mostra o caráter não religioso da instituição, o objetivo aí (e em tudo que a fé baha'i organiza) não é visando a disseminação da religião (templos, ritos, etc.) e sim dos ideais de unidade da humanidade dos mesmos. Quando tratamos de comunidade baha'i  não somos contra a religião em si, mas de seu caráter político progressista.
2/ a comunidade baha'i não se mostra como religião, como já pontuei acima, e para atingir seus objetivos deve sempre ter seu nome ligado às questões de cunho social, levando a "paz mundial", assim ninguém fecha a cara, pois quem vai se opor a alguém que só quer levar a paz mundial ao invés de vir encher o saco falando de seu "deus".
3/ o nome de Baha'u'llah nem é tão importante assim, tanto que foi o primeiro a ter as letras caídas (roubadas?), e mais uma vez o nome do prometido fica oculto, mesmo que por ironia da ação do tempo. E por falar em tempo, o monumento tem o formato de ampulheta e possui em seu interior areia de diversos países ao redor do mundo. Para mim, está claro a ideia de que "a Ordem Mundial de Baha'u'llah está congregando toda a terra e isso é só uma questão de tempo".
Tão vasto é o seu alcance que abarcou todos os homens antes que eles disso se apercebessem. Dentro em breve a sua força soberana, a sua influência penetrante e a grandeza de seu poder manifestar-se-ão sobre a face da terra. Kitab-i-aqdas
homem soberbo que não permanecerá; que alarga como o inferno a sua alma; e é como a morte que não se farta, e ajunta a si todas as nações, e congrega a si todos os povos. Habacuque 2:5
Essa não é o único monumento à paz do Brasil. Existe um outro, por exemplo, na Av. Marechal Câmara  Pça. 22 de Abril no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário