terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um ano de Esperanto no Google Tradutor

O Esperanto é a maior língua planejada como língua auxiliar do mundo, ela foi articulada pelo médico judeu Ludwik Lejzer no fim do século XIX. No último sábado (23) completou-se um ano de esperanto no Google Tradutor, talvez você nem tenha percebido, mas já está lá faz um ano.


Palestra de Abdu'l-bahá em Byfleet, 9 de Setembro de 1911

ESPERANTO

Um amigo perguntou a respeito da profecia de Bahá'u'lláh, em Palavras do Paraíso, de que uma língua universal seria constituída, desejando saber se o Esperanto poderia ser a língua escolhida. E 'Abdu'l-Bahá respondeu:

O amor e o esforço empregados no Esperanto não serão perdidos, mas nenhuma pessoa sozinha pode construir uma língua universal. Ela deve ser feita por um Conselho representando todas as nações e deve conter palavras de diferentes idiomas. Ela será regulada pelas mais simples regras e não haverá exceções; nem haverá gênero nem letras extras e mudas. Toda coisa designada terá apenas um nome. Em árabe há centenas de nomes para o camelo! Nas escolas de cada nação será ensinada a língua pátria, assim como a revisada língua universal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário