domingo, 4 de maio de 2014

O conceito de unidade na publicidade do futebol

A ideia segundo a qual afirma que "futebol é união" é de longe a principal utilizada pelas campanhas publicitárias referentes à copa. Sessenta e quatro anos depois o Brasil finalmente reencontra a sua torcida em uma copa dentro de casa, a massa de torcedores brasileiros torcendo para o país anfitrião poderia ser explorada ao máximo para reafirmar um Brasil campeão, mas ao invés disso temos o "agora somos um só" como slogan da Globo. Seria essa uma ação forçada para exaltar o "espírito de união" que supostamente leva consigo a humanidade ao reconhecimento de uma ordem mundial única? 



A Sansung vai ainda mais longe ao apresentar a união de toda a terra pelo futebol em sua campanha "o futebol vai salvar a terra". Na campanha a terra precisaria se salvar ficcionalmente de uma ameaça alienígena, essa pode ser a principal função de uma "ação extraterrestre". Dois irmãos podem brigar entre si, mas se um vê o outro sendo ameaçado por um terceiro, o sentimento fraternal de defesa faz com que os dois irmão se unam. Seria essa uma tacada final da Nova Ordem Mundial?

De qualquer maneira, em um sistema isolado a entropia só pode aumentar.[1] Para reverter esse sistema caótico, alguma intervenção externa deve acontecer, mesmo que essa intervenção seja uma mudança de forças maiores (para algum, talvez Deus) de suas moradas celestes à realidade terrestre por um movimento imanentizante. Talvez algum sinal no céu ajude, quem sabe uma estrela.

Eu não duvido que o futebol possa ser útil para o mundo, é possível que aconteça a situação de um grupo de sérvios ortodoxos facilitarem para um brasileiro, pelo fato desse vir do país do futebol, o diálogo diplomático referente a desocupação de terras pertencentes aos vizinhos albaneses, assim evitando um conflito armado. Mas qualquer coisa parecida com essas campanhas publicitárias já é demais, será?

[1] http://blogestaporvir.blogspot.com.br/2013/09/o-caos-so-pode-aumentar.html

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