sábado, 7 de dezembro de 2013

Reencarnação, a prisão do espírito e a revelação progressiva, unidos pelo número 9

A reencarnação é uma doutrina presentes em muitas correntes místicas. A maioria delas assume a ideia de que reencarnar é preciso para que haja um efeito progressista de elevação do espírito do homem a cada estágio em que essa pessoa passa, até que se atinja um determinado nível de ascensão do espírito que não seja mais preciso reencarnar em corpo terrestre. Porém existe também a perspectiva gnóstica da reencarnação, a qual acredita que o processo de reencarnar, sobretudo no fator "amnésia em relação às vidas passadas", não seja nada além de mais uma das armadilhas da realidade criada por Demiurgo, o deus responsável pelo mundo físico, para manter o espírito humano preso.
 
O responsável por fazer a conexão entre a teoria da reencarnação e a teoria baha'i de revelação progressiva, que aqui será apresentada, foi o filme "Número 9" ou, em inglês, "The Nines".
 
O filme mostra diferentes histórias com os mesmos atores desempenhando papeis independentes nessas, porém havendo uma sincronia e uma ligação entre as mesmas, fazendo com que existam padrões nas narrativas, dando ênfase na presença do número nove, aparecendo várias vezes ao decorrer de todas as histórias.
 
Para entender o papel que o número nove desempenha no enredo do filme, devemos lembrar antes que para uma perspectiva gnóstica e esotérica em geral, os números são algo que existem para além de suas aplicações práticas na terra. Recorrendo a ciência platônica, vemos que a geometria foi a ferramenta utilizada para a organização do mundo dos sentidos, o mundo físico, por uma entidade superior, Demiurgo. No filme, essa entidade, embora não seja retratada diretamente, recebe a conotação gnóstica que a coloca como malevolente, para passar a ideia de que os números, sobretudo o nove que está em evidência, são uma ferramenta que o homem pode e deve usar na luta contra essa opressão divina.
 
Para o gnosticismo, Demiurgo é o deus de Moisés, e consequentemente, apesar de alguns não considerarem, o Pai a quem Jesus fala, o nosso Deus Altíssimo. Entender que Deus é uma entidade opressora é cumprir o que está escrito em 2 Tessalonicenses 2: querer se colocar acima de Deus, julgando o que um deus deveria ou não fazer. Essas ideias gnósticas deveriam ir contra a Ordem Mundial de Baha'u'llah, já que Baha'u'llah afirma vir da mesma parte de Moisés e Jesus, ideia exposta através da revelação progressiva, que é uma ideologia da fé baha'i em que consiste na afirmativa de que todas as grandes religiões são provenientes de um mesmo deus, de maneira que a cada religião seu profeta maior foi responsável por portar a mensagem que era necessária ser transmitida, tendo em vista fatores como a época e a maturidade do povo receptor dos ensinamentos.
 
O que uniu os dois ensinamentos foi a maneira como o número foi colocado no filme, que é válida para a reencarnação gnóstica e a revelação progressiva: o número nove como símbolo para a finitude de estágios e libertação do homem. O número nove seria aquilo a que o homem deveria se apegar para conseguir a emancipação espiritual, seja através do reconhecimento do nome cristo cósmico Baha'u'llah, seja através do número de seu nome.

Outro elo que podemos notar é a presença feminina nas diferentes encarnações sempre a desempenhar o papel de levar o protagonista a entender a realidade que estava vivendo. É o mesmo papel de Sophia no gnosticismo, e da Donzela do céu a qual Baha'u'llah se refere como sendo a que o despertou para conhecer a sua missão.
 
Em suma, mesmo que crenças não cristãs pareçam ser opostas entre si, as duas acham um caminho que no fim de tudo derrapa no mesmo lago: a perdição.
 

Um comentário:

  1. Esse Deus De Moisés Colocará Todos Contra Todos, É Só Questão De Tempo. Aguardem. O Anticristo Se Diz Da Parte De Jesus Porque Ele Na Verdade É Um Judeu De Etnia Pura.

    ResponderExcluir