quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Por que eu não acredito em um arrebatamento secreto da igreja

Além de expor o que está no título, esse post servirá como uma espécie de retrospectiva.

Eu, ao dar início a esse trabalho era adepto da ideia de um arrebatamento da igreja antes da vinda triunfal de Cristo. Porém, ao longo das minhas mais de cem postagens neste blogue durante o ano, percebi que sustentar essa ideia de um arrebatamento invisível era contradizer, em muito, tudo o que aqui era exposto. Para demonstrar aos leitores, venho fazer um panorama que justifique a minha descrença a um arrebatamento secreto, exemplificando com os meus próprios verbetes, e com a própria bíblia como apoio principal.
 
1º Os adeptos de um arrebatamento secreto se baseiam principalmente na velha contagem de sete anos de grande tribulação, sendo que o que separaria os supostos dois períodos de três anos e meio seria o arrebatamento. Em julho expus minha opinião contrária em relação a esta forma de contagem:
 
 
2º A segunda base de sustentação da tese do arrebatamento invisível está na crença das setenta semanas encontradas no livro de Daniel. Em maio me posicionei a respeito do livro de Daniel ser sobretudo para a nação de Israel, em que devemos discernir com precisão aquilo que vale para tal e aquilo que vale para o todo.
 
 
3º Dos que defendem o arrebatamento da igreja antes da vinda de Cristo o fazem em sua maioria se baseando em uma visão extremamente futurista dos acontecimentos descritos neste livro, algo que em outubro tratei de ir contra, alegando que o apocalipse é uma revelação, aliás esse é o seu significado, mas uma revelação para trás e para frente, e não tão somente para frente.

http://blogestaporvir.blogspot.com.br/2013/10/antes-de-tudo.html

4º Essa abordagem totalmente futurista se dá principalmente em cima do capítulo 20 do livro, que ao meu ver é uma narrativa histórica da era de Cristo até a soltura de Satanás, como em maio abordei. Ai quebro a lógica de que existam pessoas que resistiram a uma tribulação enquanto outras foram livradas da mesma, pois coloco todos os cristãos, desde os da igreja primitiva, em um mesmo patamar.

http://blogestaporvir.blogspot.com.br/2013/05/estudo-sobre-apocalipse-20.html

5º O maior motivo por rejeitar a ideia de um arrebatamento invisível é que a literatura referente a esta vertente de pensamento dentro das igrejas modernas é arquitetada de modo a criar uma relação  para com seus adeptos de controlerecompensa. O controle está no fato de uma possível volta de Cristo a qualquer momento e a necessidade da pessoa "vigiar e orar" para essa não "ficar", sendo a igreja o órgão que fiscaliza de acordo com suas diretrizes que, ao admitir o quadro de apostasia da mesma no atual cenário, nem de longe recebe o mesmo teor da advertência de Cristo. A recompensa está na ideia de poupar o colaborador da igreja do "terrível período de grande tribulação e perseguição pelo anticristo sobrenaturalmente maligno".

Esse é, de fato, o principal ponto: o da apostasia. Quem defende um "rapto iminente" se faz valer do fenômeno de um arrebatamento da massa cristã no planeta, mas que massa? Essa música abaixo mostra o que o bolo evangélico acredita ser o apocalipse. Quando escrevi "As crianças e o arrebatamento" foi em cima da ideia de que, mesmo se todas as crianças do mundo fossem arrebatadas, ainda assim não seria o suficiente para haver uma comoção como se é formulado no imaginário cristão, a qual é sustentada pelas empresas eclesiásticas, músicas como essa e filmes como "deixados para trás".
 


Em relação à manifestação do iníquo, e a nossa reunião com Cristo (II Ts 2) é simples:
 
A apostasia abre caminho para o surgimento dos anticristãos, como coloquei em:
 
 
Isso acaba por criar um mundo sem fé, inclusive dentro do próprio meio cristão como pontuei em:
 
Quando porém vier o Filho do homem, porventura achará fé na terra? Lucas 18:8 


Em um mundo que não há a fé que salva, nós cristão não nos encaixamos e acabamos sendo expelidos do meio e perdendo qualquer relevância. Sem relevância perdemos a capacidade de anunciar a palavra, isso é o que apontei como sendo a morte das duas testemunhas. Aliás, no livro de apocalipse a única passagem que mais se aproxima do que chamam de arrebatamento está naquela em que as duas testemunhas são chamadas para cima, e não há nada de secreto em "os seus inimigos os viram". Perceba que este acontecimento se dá anteriormente ao sétimo anjo (não confundir com a teoria adventista) que toca a sétima trombeta anunciar "os Reinos do mundo passaram a ser do Nosso Senhor e do seu Cristo".
 
 
O que é essa voz senão a voz do próprio Cristo que há de nos chamar em sua vinda? Se, e somente se, alguém porventura estiver vivo nessa ocasião, esse sim será arrebatado em vida, porém a grande maioria esmagadora estará morta sem sombra de dúvidas.
Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:16-17
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. João 6:54 
Devemos lembrar que "dia" para DEUS não possui limites de 24 horas, mas "último dia" se refere ao último acontecimento antes do julgamento final. a Voz de arcanjo está estreitamente relacionada a passagem de Daniel 12, em que Miguel* o arcanjo aparece no momento em que "os que dormem no pó da terra ressuscitarão".
 
Miguel* - Perceba que é Cristo visto da perspectiva de Israel, com a limitação da época, o que está de acordo com o que disse outrora a respeito de saber lidar com o livro de Daniel.
 
E naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro. E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:1-2
 
 
 A trombeta da salvação
 
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15.52
 
Há na internet um estudo de um site apologético de prestígio, a CACP, em que coloca essa trombeta como sinônimo para anunciação do evangelho:
A dispensação da anunciação do Evangelho da graça começou com uma “trombeta” e terminará com uma trombeta. [...] podemos dizer que a pregação do Evangelho “repercutiu”, “ressoou” ou foi “trombeteada”.
Em minha análise considero o número de duas testemunhas como algo que simboliza o mínimo de anunciadores da palavra no últimos tempos.
 
 
Assim sendo, a última "trombeteada" não pode ser nada senão a última anunciação do evangelho pelas duas testemunhas.
 
Mas o erro que vemos nesse mesmo estudo da CACP é absurdo, quando encontramos "Depois do arrebatamento virá o opressor, o anticristo". Isso está em contradição total à passagem de II Tessalonicenses 2.
Não deixem que ninguém os engane de modo algum. Antes daquele dia virá a apostasia e, então, será revelado o homem do pecado, o filho da perdição. 2 Tessalonicenses 2:3
 
Aqui fica claro que antes de nossa reunião com Cristo virá o opressor, ou seja, não pode haver arrebatamento se não houver a manifestação do filho da perdição, principalmente pelo fato dele ser o responsável pela morte das duas testemunhas.
E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e os vencerá, e os matará. Apocalipse 11:7
Com o testemunho finalizado, ou seja, com o evangelho do reino sido pregado em todo o mundo, então é o fim.
E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. Mateus 24:14

3 comentários:

  1. Verdade concordo com você na palavra de DEUS,exemplo dos profetas que foram decapitado desde de Abel até João Batista,e depois Jesus Cristo,os apóstolos a igreja primitiva todos passaram por tribulações até a morte,e creio que nós passarem por tribulação também até a morte.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Ou Uma Coisa É Ou Não É. O Que Passar Disto É Do Maligno.

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