sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Sobre o Natal

Não vou aqui explicar a origem pagã do natal, até porque você pode tomar por base muitas civilizações que o comemorava (babilônicos, escandinavos, etc.) e isso é facilmente achado na internet.  O natal existe desde sempre e não vai acabar até que Cristo volte, a diferença está na representação que a cada época é dada sobre esta festividade (no futuro a Baha'u'llah). Então não adianta você virar um ativista contra o natal, se você quiser alertar alguém sobre a origem deste, fale apenas para quem está interessado em ouvir.
 
Mas hoje parece que as pessoas estão informadas em relação a origem do natal e com isso há quem o defenda e há quem o abomine, mas o que deve ser abominado por nós é o culto em torno dos símbolos natalinos. Semana passada fiquei meia hora preso no trânsito em um trajeto que não levava dez minutos de carro, tudo por conta de estarem colocando luzinhas natalinas em frente aos prédios.
 
E em relação a lembrar dessa data como nascimento de Cristo, não conheço ninguém que faça isso. Nunca vi ninguém tirando o dia para fazer uma reflexão do nascimento de Cristo, senão pelas cantatas que as igrejas fazem ou qualquer outra festividade dentro dos templos. Por que haveria um dia em que seria necessário lembrar do nascimento de Cristo se dependo de pastor, templo ou outra coisa que me obriga a fazer essa reflexão?
 
Não participo de nenhum debate em torno de quão pagão o natal é, não vale a pena. O mais sábio a se fazer é ignorar o natal, esquecer não é possível já que nenhuma loja quer perder as vendas de natal (mesmo que o dono seja ateu), nenhum produto deseja deixar de se caracterizar dos símbolos natalinos. Encare como mais um feriado (como da padroeira do Brasil). Mas é claro que ninguém vai ao inferno por participar de uma celebração no dia 24 ou 25 ou 26, enfim...
 
Assim como acho que é tolice alguém que "descobriu que Jesus não se chama Jesus" e a partir de então tem pavor em pronunciar tal palavra, também acho tolice alguém que "descobriu que Jesus não nasceu em 25 de Dezembro" e desde então tem pavor dessa data, tem medo de estar adorando deus Mitra, Dionísio ou Papai Noel, e quando alguém o deseja um feliz natal pensa que está sendo amaldiçoado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário