domingo, 13 de outubro de 2013

Antes de tudo

Antes de qualquer coisa, se você desejar estudar o livro de apocalipse, precisa entender que os relatos contidos no livro não são necessariamente um acontecimento futuro.
Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer; Apocalipse 1:19
Vemos que o livro trata do passado (tens visto), presente (são) e futuro (hão de acontecer). Isso é de fundamental importância, pois quando nos deparamos com passagens como a de apocalipse nos capítulos 12 e 20, tendemos a imaginar, pelo senso comum cristão, de que se tratam de eventos futuros, quando na verdade são narrativas que se tratam da história da igreja (de Cristo até o fim).

A prisão de Satanás por exemplo é algo que já aconteceu (com a vitoria de Cristo na cruz) e a sua soltura é algo futuro, pelo menos naquela época, tendo em vista que para nossa perspectiva de hoje seja algo presente.

Outro exemplo:
E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. AmémApocalipse 1:5-6
Com apenas essa passagem fica claro que Cristo já nos fez reis e sacerdotes, "fez" está no passado, ou seja, se ele já nos fez reis então somos reis no presente.
E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra. Apocalipse 5:10
Mas devido essa outra passagem muita gente que ainda não compreendeu a temporariedade do livro de apocalipse cai no engano de um reino de Deus na terra, pois nesse trecho afirma que reinaremos (futuro) na terra. Mas o que era futuro ontem, hoje já é presente. Portanto o verbo está no futuro porque era a partir de então que reinaríamos sobre a terra, antes disso não reinávamos.

Se você já é rei e está no reino, por que ainda não reinas? Não devemos cair na utopia de um reino material futurístico divinal terrestre. O Reino de Deus já está entre vós! E estamos nos últimos capítulos da história da igreja. Só para você ter uma ideia: estamos quase na parte em que ficamos (representados pelas duas testemunhas) estirados na praça da grande Cidade espiritual (Ap 11:8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário