quinta-feira, 7 de agosto de 2014

São também sete reis... Charadinha divina?

Terei de voltar no capítulo 17 do livro de apocalipse outra vez, pois as pessoas parecem que não sabem o que é uma revelação! Com isso estão brincando de adivinhação. O que normalmente tentam fazer é adivinhar quem será o oitavo rei a partir dos sete primeiros. Isso é impossível de se fazer, pois a revelação tem como base o próprio oitavo rei.
E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. Apocalipse 17:7
É importante lembrar que João viu a besta completa, ou seja, com as sete cabeças já formadas. Ele não viu cinco formadas uma mais ou menos e outra só o pescoço! Por isso, para entendermos o que são essas cabeças, elas precisariam estar todas já formadas e vista scom a besta do abismo. Essas cabeças não foram anexadas posteriormente à besta, ela subiu com as sete, é por isso que o anjo diz a João que mostraria o segredo da besta e não de suas cabeças por si só!
A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá. Apocalipse 17:8
Como os habitantes da terra admirariam a besta? Do jeito que João viu, com as sete cabeças e os dez chifre. Admirariam as sete cabeças, pois viriam as sete cabeças e não uma só. Isso mostra que só é possível saber quem são as suas cabeças após o conhecimento de quem seja o oitavo rei e não contrário.
Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. Apocalipse 17:9
Agora o anjo partiu para uma análise mais detalhada da besta (os sete montes), pois João já havia visto a besta completa.
E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição. Apocalipse 17:10-11
Um versículo para falar dos sete reis e outro especificamente para falar do oitavo. Diferentemente da marca da besta que é pedido para calcular, o oitavo rei não é pedido para ser decifrado, e hoje é isso que tentam fazer: diz-se que foram descobertos os primeiro reis e fazem especulações de quem seria o oitavo. Nós podemos ver no oitavo rei os sete reis anteriores, mas não podemos ver em um dos sete primeiros reis quem são os seus sucessores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário