Ao assistir o noticiário do telejornal já parece que estamos diante de uma peça de Ionesco, tamanha é a irrelevância do noticiado. Agora com esses videos em ascensão (bufada, levantada antes da hora, caneta caindo) temos certeza que os sintomas patafísicos se estendem a todos os meios multimídia.
Na peça A Cantora Lírica Careca (La Cantatrice Chauve, 1950) do dramaturgo e patafísico do Teatro do Absurdo Eugène Ionesco (1909 a 1994) podemos ver tudo aquilo que é necessário para construir uma notícia de jornal ultimamente: uma suposta credibilidade dos noticiantes, um despertar de curiosidade pelo que será dito e informações fragmentadas. Assim acontece até que uma notícia qualquer e totalmente irrelevante acaba recebendo uma leva de importância e sendo transmitida como "extraordinária, inacreditável".
Tudo isso ainda é mais agravado com a aproximação da Copa do Mundo. Para tentar entender como esses noticiários ainda seguem prestigiados mesmo noticiando coisas como "Neymar e namorada não dormem em casa", basta entrarmos no youtube e vermos que os telespectadores, agora como usuários da internet, condescendem por muito menos.
Agora acontece o inverso, a patafísica diária do telejornal se volta contra ela mesma e faz de vítimas seus apresentadores. Alguns videos que captam acontecimentos "extraordinários, inacreditáveis" de apresentadores de telejornais em ascensão no youtube nos dão certeza de que os sintomas patafísicos se estendem a todos os meios multimídia.
A bufada [poética] ao vivo repercute imediatamente, a caneta que caiu ao encerramento da edição (que deselegante...) é vista mais de 190 mil vezes em apenas um dia. E vale a pena lembrar do micasso que a apresentadora levou a, após o fim do telejornal, se levantar da sua cadeira!!!
Como fazer uma notícia para um telejornal
Sandra Annenberg deixa caneta cair no encerramento do 'Jornal Hoje'
https://www.youtube.com/watch?v=kKuzw96BMJs
https://www.youtube.com/watch?v=kKuzw96BMJs
Nenhum comentário:
Postar um comentário