domingo, 23 de março de 2014

O panteísmo na economia espiritual/divina

O deus das forças como é descrito a noção divina para o mundo anticristão se manifesta dentro do campo científico semelhantemente ao conceito panteísta-naturalista (ver: o deus do anticristo 2). Essa noção materialista se contrapõe às análises espiritualistas de Baha'u'llah que deram origem ao seu projeto de Ordem Mundial. Porém a visão materialista não é unânime dentro dos estudos científicos, paralela a essa visão tradicional no campo das ciências a teoria do físico indiano Amit Guswami rejeita o materialismo e se apoia na física quântica para sustentar a sua ideia de que nem tudo é matéria.

Amit Goswami
O conceito de economia espiritual criado pelo físico Amit Guswami em decorrência de sua visão espiritualista nos faz lembrar da noção de economia divina dentro da Ordem Mundial de Baha'u'llah. Dentro dessa economia espiritualista de Guswami, o principal fator deveria ser algo não material, a saber, a consciência humana. Para Amit, a consciência não está separada de Deus e não existe uma consciência individual, apenas ilusões de uma devido a acontecimentos próprios ao indivíduo, ou melhor dizendo em sua teoria, de diferentes escolhas dentro das possibilidades quânticas.

Embora a visão de deus dentro da análise espiritualista de Guswami se distancie do panteísmo-naturalista tradicional da ciência, acaba por se aproximar de um panteísmo-espiritualista que atende às necessidades instruídas por Baha'u'llah em seu livro Os Sete Vales (ver: o deus do anticristo 3). Nesse livro Baha'u'llah ordena a todo aquele que volver sua face à luz por ele emanada que se livre do ego (ilusão de consciência individual) e alcance o oceano da proximidade e união (consciência una/universal).

Essa consciência universal e criadora, ao ver de Guswami, não diferencia da consciência/ser da criatura, podemos até dizer que a consciência humana não foi uma criação de Deus, para essa concepção, mas que ela é participante Dele. É nisso que se consiste o panteísmo-espiritual.

Para aprofundar-se:

A Economia Espiritual de Amit Guswami

A Ponte entre a ciência e a religião

Nenhum comentário:

Postar um comentário