sábado, 28 de setembro de 2013

A simplicidade da Palavra


Expondo e demonstrando que convinha que o Cristo padecesse e ressuscitasse dentre os mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o C
risto. Atos 17:3
Podemos dizer que Paulo só se preocupava com uma coisa em suas viagens missionárias: dizer que Jesus é o messias que ressuscitou dentre os mortos. Essa era a questão! Paulo pregava aos religiosos de suas respectivas cidades e também aos judeus, mas foi na Grécia que Paulo enfrentou o que talvez tenha sido o seu maior desafio: os filósofos gregos. 

Quando Paulo chegou à Grécia, esta já trazia consigo uma tradição de mais de quinhentos anos de discussões filosóficas a respeito da vida, da arte, da política entre outras. E, como era de se esperar, foi muito questionado pelos eruditos gregos que viam em sua mensagem uma pobreza em si, tendo em vista o arsenal de temas discutidos nesses anos de filosofia por eles.
De sorte que disputava na sinagoga com os judeus e religiosos, e todos os dias na praça com os que se apresentavam. E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele; e uns diziam: Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição. Atos 17:17-18
Muitos creram na palavra que trazia Paulo, porém muitos a rejeitaram. Tendo em vista o massacre que a mensagem de Paulo sofreu dos filósofos que a escarneciam, Paulo sentiu a necessidade de escrever, em sua cartas à Igreja de Corinto, o seguinte:

Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã. Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios, E aniquilarei a inteligência dos inteligentes. Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo? 1 Coríntios 1:17-20
A mensagem cristã depois da Grécia nunca mais foi a mesma, tanto que Paulo reconheceu que tinha muito o que aprender com os gregos. Os primeiros cristãos foram dando firmamento a palavra inaugural de Paulo, acrescentando a esta o que de bom retinham das próprias filosofias gregas. A filosofia de Platão, Aristóteles e companhia deu sustentação a teologia da Igreja Católica, que por sua vez levou à protestante e até hoje tomamos como filosofia cristã.

Muitas pessoas hoje não conseguem entender a mensagem da cruz e sua simplicidade, por isso necessitam de quilos de fundamentações teóricas, fazem da teologia o que era antes a lei. A salvação então se torna mediante a aceitação do que se foi proposto pela teologia, e esta baseada não necessariamente na bíblia, mas aceita na maioria das vezes por tradição. Aqui impera a velha lógica humana "para que simplificar quando se pode complicar".

Com o apoio do Imperador Constantino no século !!!, e com os muitos concílios existentes na mesma época, a pregação do evangelho definitivamente nunca mais voltou a ser a mesma da de Paulo. Foi-se incluindo cada vez mais dogmas, criando-se uma hierarquia religiosa, tudo isso dando base para a dominação política que a igreja mais tarde vai exercer plenamente.

Hoje vivemos em um tempo de apostasia quase que em sua totalidade, é impossível reverter os estragos e também a falta de credibilidade que a verdadeira igreja recebeu. Os que explicam a graça parecem estar falando de algo de outro mundo, algo diabólico para a grande maioria,  a qual foi moldada para permanecer nesses sistema religioso pensando estar caminhando em santidade quando na verdade estão com um véu em suas cabeças e nada além disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário