sábado, 14 de setembro de 2013

O caos só pode aumentar

Isso era algo que eu iria falar meses atrás, mas acabei por me esquecer. No filme "Guerra Mundial Z" (World War Z ou WWZ), mais precisamente em sua trilha sonora, a qual insistentemente toca durante boa parte do longa, está o tema dessa postagem.

A música "The 2nd Law: Isolated System" ´da banda já conhecida por nós, Muse. Esse tema (mundo caótico) foi muito bem explorado pelos produtores do filme através da escolha da música.

O título da música é "A segunda lei: Sistema Isolado", fazendo referência à segunda lei da termodinâmica, que diz "Em um sistema isolado, a entropia só pode aumentar". A entropia é o estado de caos e desordem do universo. Isso que o filme mostra, um estado de caos que se instala em um mundo de apocalipse zumbi. O trecho "In a isolated system, the entropy can only recrease" soa como um mantra à medida que se mescla visual e auditivo. É como se você fosse sequestrado e o ladrão ficasse a todo instante repetindo "O bagúi só vai piorar, morô?".

Mas não para por aí. A lei tem uma condição: o sistema tem que ser isolado. O universo seria o único sistema isolado plenamente, mas aqui que entra a questão principal: a interferência externa. Para que a entropia decresça seria necessário uma troca com um outro sistema, seria como um ótimo exemplo um player 2 Luigi que doaria suas vidas para o player 1 Mário.

Só mesmo uma ajuda fora do planeta poderia fazer com que a terra "voltasse à ordem". Para a organização da vida na terra segundo a teoria evolucionista, seria necessário um alto grau de organização da natureza e ordenamento, algo que contrariaria a ideia de entropia. É aqui que entra a ideia de que a vida terrestre teve uma interferência inteligente, as de viajantes intergaláticos do espaço, uma teoria como exemplo encontrada no filme de nome Prometheus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário